Entender esses lançamentos no site Mercado Livre é essencial para conciliar os repasses e não ficar no prejuízo
Enquanto o comércio físico sofre com os efeitos da pandemia e das medidas de distanciamento social, o comércio eletrônico caminha a passos largos este ano para um crescimento ainda mais expressivo do que o histórico ano de 2020.
E os marketplaces estão desempenhando um papel de grande protagonismo nesse crescimento exponencial do e-commerce, sobretudo no que diz respeito ao ingresso de novos vendedores no universo digital.
No Brasil, o Mercado Livre é o 5º site mais acessado, com 52 milhões de visitantes únicos por mês, sendo o maior site de e-commerce.
E para ajudar os vendedores a entenderem como os lançamentos do Mercado Livre e do Mercado Pago funcionam e o que acontece quando há reclamação, o KONCILI, plataforma de conciliação de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, resolveu esclarecer as principais dúvidas sobre os bloqueios e desbloqueios nesse marketplace.
Primeiro, é preciso compreender que a principal função dos valores bloqueados e desbloqueados é informativa. Ou seja, não há estorno ou alteração na conta do seller (vendedor) no Mercado Pago, apenas o bloqueio temporário dos valores e o desbloqueio para eventuais saques.
Se não há movimentação na conta, o que acontece? Quando o cliente faz uma reclamação, o valor líquido do pedido é separado e reservado. O objetivo é criar uma reserva de saldo para um possível cancelamento.
Dessa forma, esse tipo de lançamento pode ser conciliado sem ressalvas e deve ser conferido para possíveis averiguações de reclamações!
Digamos que o produto foi comprado no dia 03/10. Automaticamente, o Mercado Livre cria os lançamentos “Venda > Comissão > Frete”. O valor estará dentro da conta do Mercado Pago na opção “A Liberar”.
Se o produto foi enviado no dia 05/10, o valor de venda passará para a soma de “Liberado para Saque”. Isso pode acontecer em até dois dias ou apenas quando a entrega for realizada, pois o prazo varia de acordo com o histórico e nível do vendedor no marketplace.
Veja também:
No dia 10/10, o cliente optou por fazer uma retirada, e está tudo certo com o pedido (ele foi entregue ou está a caminho). O Mercado Livre não fará alterações no mesmo, e pode liberar o valor da venda de acordo com a reputação do seller e de suas vendas anteriores.
No caso de alguma ocorrência estar em aberto, o cenário muda.
Por exemplo: um pedido foi realizado no dia 03/10, enviado no dia 05/10 e está previsto para ser entregue no dia 08/10. Se houver atraso e o cliente abrir uma reclamação, o Mercado Livre automaticamente cria os lançamentos “Valor de Venda Bloqueado > Valor de Comissão Bloqueado > Valor de Frete Bloqueado”.
Ou seja, o valor de venda que estava na condição “A Liberar” ou “Liberado para Saque” passa para “Soma do Valor Retido”, ficando lá até que a situação entre o Mercado Livre e o cliente seja resolvida.
Caso a ocorrência seja resolvida sem cancelamento, a plataforma atualiza para “Valor de Venda Desbloqueado > Valor de Comissão Desbloqueado > Valor de Frete Desbloqueado”, realizando o repasse e a cobrança das taxas.
Se o cliente optar pelo cancelamento, os tipos de lançamentos inclusos no Mercado Pago passam a ser “Estorno de Venda > Estorno de Comissão > Estorno de Frete”. Neste caso o Mercado Livre e o Mercado Pago bloqueiam o valor líquido da compra, e não o valor bruto.
Venda: Positivo
Comissão: Negativo
Frete: Positivo e Negativo
Estorno de Venda: Negativo
Estorno de Comissão: Positivo
Estorno de Frete: Positivo e Negativo
Valor de Venda Bloqueado: Negativo
Valor de Comissão Bloqueado: Positivo
Valor de Frete Bloqueado: Positivo e Negativo
Valor de Venda Desbloqueado: Positivo
Valor de Comissão Desbloqueado: Negativo
Valor de Frete Desbloqueado: Negativo
Vale lembrar que o Mercado Livre estorna a comissão do seller caso tenha cancelamento, mas não retém esse valor. O único custo que o seller pode ter é o de devolução, que está previsto no contrato.
Nesse caso, a plataforma cobra do vendedor o custo de devolução e lança no valor do “Estorno de Venda”.
Interprete os lançamentos como reclamações abertas e encerradas, que não alteram o seu saldo do Mercado Pago e nem movimentam os valores. Eles podem ser aceitos normalmente, pois são apenas linhas de atualização de status que o Mercado Livre manda automaticamente para comunicar os bloqueios e desbloqueios.
Cássio Serea, diretor do KONCILI, destaca a dificuldade de calcular todos esses repasses manualmente:
“Um sistema que automatiza e agiliza todos esses processos garante que o seller receba corretamente os valores das vendas, descontando todas as comissões, taxas e multas. Por esse motivo, investir em uma ferramenta de conciliação automática pode ser a solução para evitar muita frustração e prejuízo”.
Criado e desenvolvido pelo DB1 Group, o Koncili foi o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Agora, em sua missão global, passa a se chamar Koncili com expansão dos negócios para a Argentina e Estados Unidos, levando o know-how já conquistado no e-commerce brasileiro.
O objetivo é oferecer inteligência financeira automatizada com a análise individual dos pedidos em cada marketplace, conferência das comissões, demonstração de todas as despesas e avaliação do o custo real de cada venda, garantindo mais saúde para as empresas de maneira mais automatizada, ágil e prática.
O Koncili já foi implementado por mais de 150 clientes como Angeloni, Mega Store, Onofre Eletro, MixTel Distribuidora, São Paulo Autopeças, entre outros. A plataforma faz a conciliação dos marketplaces Viavarejo, B2W, Magazine Luiza, Mercado Livre e Netshoes, entre outros.
A ferramenta também já está preparada para realizar conciliações internacionais para marcas como Amazon, Walmart, Carrefour e Mercado Libre.
Está integrado à plataforma VTEX, além dos ERPs Bling, Eccosys, EIVE e e-Millenium, e já nasceu com integração nativa com o ANYMARKET, uma plataforma de vendas em marketplaces também do DB1 Group, além dos hubs Skyhub e IntegraCommerce. A plataforma já transaciona de R$ 1,7 bi de GMV (Gross Merchandise Volume).
Para mais informações, acesse o site: https://www.koncili.com/
O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá – PR – Brasil e bases operacionais no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B). As empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, DUCZ, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot.
O grupo tem conquistado prêmios de gestão e inovação e figura há 11 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). O Grupo DB1 também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos, como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas.
Para mais informações, acesse o site: https://www.db1group.com/
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