LG K4 é um smartphone para fazer o básico

Foi uma grata surpresa testar o smartphone K4 (código K130F). O aparelho tem configuração modesta, mas consegue ser eficiente na sua proposta, que é de atender um público que usa um smartphone de modo casual e busca por simplicidade.

Ao ligar o K4 já percebi que o software respondia bem ao hardware, pois a tela de inicialização foi ágil para chegar as primeiras configurações.

LG-K4-frente
LG K4 – um aparelho simples para executar aplicativos básicos, mas com 4G e capacidade para dois chips

A passagem de processos durante a configuração foi fluida, sem nenhuma demora como costuma acontecer em aparelhos com configuração básica.

Claro que não roda jogos sofisticados, pois, como disse, a configuração não foi feita para isso. Mas para uso de aplicativos comuns como os de redes sociais, acessar e-mails e até mesmo produtividade, o K4 mandou bem.

O que vem na caixa

O LG K4 é um aparelho de entrada, portanto, o que vem na caixa é o básico:

– cabo USB para se conectar ao computador (também serve como carregador da bateria);
– carregador para tomada;
– manual.

Opa! Notaram a falta de alguma coisa? Sim, infelizmente é verdade. O LG K4 não vem com fone de ouvido. (Poxa, LG, que mancada!)

LG_k4_unboxing
Unboxing do LG K4. Notem que não acompanha fone de ouvido.

Design e acabamento

O K4 usa uma tela de 4,5 polegadas, portanto, tem dimensões ótimas para ergonomia e para levar no bolso com conforto. As medidas são de 131,9 X 66,7 X 8,9 mm (AxLxP) e o peso é de 131 gramas.

A tampa e o corpo do aparelho são feitos em plástico e deixo um destaque para a textura da tampa. Além de produzir um visual agradável, as ranhuras formam pequenos relevos que fazem o aparelho ficar bem aderente à mão, evitando escorregões acidentais.

LG_K4_tras
O acabamento da tampa do LG K4 possui uma textura com pequenos relevos. Além de criar um efeito visual, também é interessante para não escorregar da mão.

Tela

O K4 usa uma tela de 4,5 polegadas com tecnologia LCD IPS. É uma das mais simples, mas é eficiente, pois o painel IPS não altera brilho e cor quando olhamos a tela em ângulos variados.

A resolução é de 480 x 854 pontos, o que oferece baixa definição para jogos e deixa as imagens como fotos e ilustrações com minúsculos espaços entre os pixels.

LG-K4-video
para exemplificar a qualidade da tela do LG K4, tirei foto de uma cena de um vídeo (um clipe de música). Achei a nitidez muito boa, porém as cores um pouco lavadas, sem contraste.

Não é um ponto negativo, pois é possível ver as imagens com detalhes, mas é preciso deixar claro que estes pequenos espaços entre pixels deixam a imagem menos viva do que em telas com maior resolução.

Mas é por isso que o K4 é um aparelho de entrada e seu preço é acessível. Abaixo segue uma foto do aparelho com exibindo uma tela capturada do Youtube. Achei o que o resultado é bom.

Configuração vs. desempenho do LG K4

O smartphone usa um processador quad-core de 1 GHz, o Mediatek MT6735M. A memória RAM é de 1 GB e o armazenamento interno é de 8 GB. É possível expandir o armazenamento para mais 32 GB por meio de cartão micro SD. O Android instalado vem na versão 5.1 (Lollipop).

Para quem conhece a parte técnica sabe que a combinação entre processador com velocidade de 1 GHz e memória de 1 GB é para aparelhos com custo menor para o consumidor, mas claro, tem um desempenho menor também.

Mas a grata surpresa foi ver a fluidez de usar o sistema e aplicativos como Uber, facebook, Twitter, Instagram e outros para produtividade, como o Google docs, Keep, gmail, WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Mesmo o Maps e o Waze, que são aplicativos que precisam renderizar o mapa em tempo real (enquanto se atualiza pela rede celular), se saíram muito bem. Não houve demora para recalcular rota e quando era preciso interagir, o sistema respondia muito bem aos comandos.

Mas aqui é preciso fazer uma observação. Apesar da boa usabilidade do sistema, nos testes eu verifiquei que o K4 não é um smartphone para instalar jogos sofisticados. A configuração não permite processar gráficos elaborados nem efeitos de textura.

O K4 não é para hard users, que utilizam vários aplicativos ao mesmo tempo ou gostam de jogos.

Conectividade – 4G e aceita dois chips

O LG K4 é um aparelho 4G, portanto, logicamente, também pode trabalhar em redes 3G e 2G. Para quem usa mais de uma operadora, pode ser instalado dois chips.

Além disso, a conectividade é o comum como em qualquer telefone de entrada: Bluetooth 4.0 e Wi-fi 802.11 b/g/n. Esses recursos funcionaram como deviam nos testes, sem falhas.

Câmeras

As câmeras principal e frontal não são um ponto forte do LG K4. A principal (ou traseira) tem 5 MP de resolução e a frontal tem 2 MP. Não é apenas pela baixa resolução, mas também pela baixa velocidade em que as imagens são captadas.

Isso faz com que fotos de pessoas ou objetos em movimento saiam com rastros, deixando borrões em vez da imagem. É o típico caso de tirar fotos de crianças em festas. O resultado só sai bom se elas ficarem paradas.

Baixa luminosidade também é um problema para a câmera do K4. As fotos saem com ruído, que são os pixels espalhados, deixando muita granulação no resultado. O flash existe, porém, não ajuda muito, a não ser que a pessoa ou qualquer outro assunto esteja bem próxima à câmera.

Enfim, o resultado vai ficar bom em ótimas condições de luz e se o assunto não se mover. Para tirar fotos ao ar livre e retrato o K4 é razoável.

Fotos feitas com o LG K4

LG-K4-foto-gato-ext
Foto em externa com luz natural. Repare que a foto ficou escura. E mesmo para conseguir uma foto nítida do bichano, tive que tirar mais de 10 fotos para aproveitar esta. Ok, bichos se mexem muito; por isso a câmera do K4 não é legal para tirar fotos de cenas com movimento.
LG-K4-foto-pessoa-ext-mov
Outro exemplo de foto com movimento. Esqueça as fotos de crianças em festas.
LG-K4-foto-pessoa-ext
Com muita luz e se a pessoa ficar parada, a foto é bastante razoável. Porém, A câmera do LG K4 não consegue equilibrar a tonalidade das cores. Repare que a estampa do vestido perde o contraste, deixando as cores lavadas. (estou sendo muito analítico? Bom, é para isso que faço testes…)
LG-K4-foto-pessoa-int
Câmera do LG K4 em ambiente interno. Havia luz artificial, fluorescente. Mesmo assim, uma pequena tremida e a foto desfoca inteira.
LG-K4-paisagem
Foto em paisagem. Com muita luz, o K4 consegue obter bons resultados de cenários externos.
LG-K4-selfie
Teste da câmera frontal. Ok, o modelo não ajuda, mas ao menos a foto sai nítida. A parte ruim é que o ângulo da lente é pequeno.

A usabilidade

Esse é um ponto forte do K4. Apesar do Android não ser puro, a LG fez um ótimo trabalho de customização. Ao bem da verdade, o layout do Android customizado é o mesmo utilizado no LG G4, que também tem uma usabilidade excelente.

Os menus são divididos em abas, o que facilita a localização do item que se deseja configurar. E para quem já está acostumado com Android e não gostou dessa configuração, há uma opção para deixar o menu no formato padrão.

O uso é bastante confortável com os comandos de arrastar tela sendo muito fluidos. Não confundir com desempenho de processamento: o LG K4 não suporta games pesados ou com gráficos sofisticados. Nem vai suportar muitas aplicações abertas e alternar entre elas com agilidade.

O K4 é um aparelho para quem deseja usar redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas (whatsApp, Messenger, Telegram, etc.). Aplicações mais exigentes, como mapas, por exemplo, funcionam bem, mas muitas aplicações dessas abertas ao mesmo tempo causam lentidão no sistema.

Portanto, o LG K4 é ótimo para pessoas que não buscam por desempenho, mas sim, um aparelho para uso mais casual de aplicativos.

Duração da bateria

Um ponto forte do K4 é o tempo em que consegue ficar longe da tomada. Não é o rei da economia de energia, porém, comparado a outros smartphones, ele consegue manter a carga por cerca de 30 horas.

As condições para atingir esse tempo é usar o aparelho com wi-fi e 4G, assistir a vídeos curtos no youtube, acessar redes sociais e até mesmo jogar por uns 40 minutos.

Portanto, mesmo que o aparelho seja utilizado um pouco mais do que isso, a bateria vai chegar ao fim de um dia de expediente sem deixar o usuário na mão.

LG_K4_interno
Parte interna do LG K4. Os quadrados em vermelho são os slots para os chips 4G/3G. O quadrado em verde é o slot para o cartão micro SD. A bateria tem capacidade de 1.860 mAh.

Smartphone LG K4 (K130F)

 

Pontos fortes: boa ergonomia; boa tela; boa duração de bateria; boa usabilidade.

Pontos fracos: câmera deixa a desejar, tanto a frontal como a principal. Não acompanha fone de ouvido.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar: