Para professores: Samsung oferece curso gratuito online sobre abordagem inovadora de ensino de ciências

O curso gratuito, direcionado para professores, foi desenvolvido com parceria entre Samsung e o CENPEC, pode ser acessado por desktop ou smartphone em todo o Brasil

Em um período no qual tanto se debatem os novos formatos de educação, os professores ganham uma opção sem custos para se aprimorar em uma abordagem que integra áreas de conhecimentos e é baseada em projetos.

Já está à disposição, para acesso, tanto por smartphones quanto para desktop, o curso Caminhos do STEM, desenvolvido pela Samsung em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O curso gratuito é online e desafia alunos e professores da rede pública

O curso, totalmente gratuito e online, está disponível para download e no aplicativo do “Respostas para o Amanhã”, utilizado na edição brasileira do Solve For Tomorrow.

Trata-se de um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica.

O que é a abordagem STEM

A abordagem STEM, que serve como base para o curso, estimula o desenvolvimento de um aprendizado inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimento.

Com o objetivo de auxiliar educadores a estimular alunos constantemente, o curso gratuito é organizado em seis módulos, focados em realizar uma discussão sobre o ensino de ciências, apresentar a abordagem STEM, trazer exemplos de projetos nessa perspectiva e de suas contribuições para a aprendizagem, além de propor a elaboração de um plano de trabalho e um momento de avaliação.

Curso é gratuito, mas fornece certificação aos professores

O Caminhos do STEM tem carga horária total de 20 horas e dá direito a certificação. É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada um deles nem prazo para realizar o curso, mas a abertura da aula seguinte depende da finalização da anterior.

São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é autoformativa, sem mediador da aprendizagem.

Veja também:

“A abordagem STEM, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em um formato centrado no aluno, já alcança países como Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, entre outros.

Por meio do curso gratuito que oferecemos, os professores encontram um novo papel para estimular o protagonismo nos estudantes, passando a ser um mediador na busca por respostas e soluções.

Isso aumenta o interesse em carreiras científicas, tecnológicas e engenharias, auxiliando diretamente no desenvolvimento de potenciais líderes do futuro, seguindo a visão global da Samsung com Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Estratégias que o curso oferece para o aprendizado

“O curso gratuito Caminhos do STEM se soma a outras estratégias formativas do Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow. Uma delas é o curso Aprender por Projetos, que tem como objetivo contribuir para que os professores possam inovar e qualificar ainda mais suas práticas educativas, sempre a partir de exemplos práticos e do diálogo com o cotidiano das escolas brasileiras.

A abordagem STEM é uma proposta valiosa para auxiliar os educadores no desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e, também, para contribuir com os desafios do ensino remoto ou híbrido”, explica Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora da iniciativa nacional do Solve For Tomorrow pelo CENPEC.

O curso tem como proposta utilizar o mesmo método que já demonstrou eficiência no Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung. No Brasil desde 2014, a iniciativa já envolveu, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

Como se inscrever no curso gratuito

  • Inscrições: aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download na Play Store;
  • Inscrição pelo navegador: também pode ser feita pelo site Respostas para o amanhã
  • Quem pode se inscrever: apesar de ser direcionado para professores, o curso é aberto a qualquer pessoa interessada, basta ter internet;
  • Investimento: curso gratuito;
  • Formato: Online, com certificado;
  • Duração do curso: 20h (não há tempo determinado para completar cada módulo nem prazo para realizar o curso, mas a abertura do módulo seguinte depende da finalização do anterior.

Módulos do curso

Módulo 1 – Por que transformar o Ensino de Ciência?
Módulo 2 – O que é STEM?
Módulo 3 – Conhecendo projetos STEM
Módulo 4 – Como o STEM transformou a aprendizagem?
Módulo 5 – Como transformar a minha sala de aula a partir do STEM?
Módulo 6 – Reflexões sobre o percurso (avaliação)

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments