A B2W, empresa de comércio eletrônico dona das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, adotou inteligência artificial para criar seu assistente virtual.
A empresa decidiu abandonar o sistema de atendimento automático por meio de menus, por dois motivos. Primeiro, os menus são muito impessoais. E e o segundo, o mais importante, é que o sistema de inteligência artificial pode interpretar a linguagem natural, facilitando a resolução de problemas dos clientes.
O projeto foi possível com o uso da ferramenta Dialogflow, do Google Cloud, que permite criar experiências de conversação mais naturais.
O projeto começou em junho de 2019 e foi implementado no atendimento ao cliente da loja online Americanas. O serviço de atendimento é oferecido por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Agora, a ideia é levar a tecnologia para outros canais de atendimento da B2W, como os dos sites e apps das outras marcas, além de assistentes virtuais de voz.
Veja também:
Jean Lessa, diretor de tecnologia da B2W, informou que “a empresa querdar respostas relevantes aos clientes e fazer curadoria para casos especiais, ampliando o atendimento com base nas necessidades que surgem do próprio cliente.
Um exemplo é que será possível combinar a entrega com o cliente quando ele informa que não vai estar no local ou pede para entregar no vizinho.”
Segundo a B2W, cerca de 60% dos contatos feitos por clientes por meio das abordagens são para informações. Aproximadamente 30% das pessoas desejam realizar solicitações como segunda via de boletos ou notas fiscais. E apenas uma fatia de 10% corresponde a reclamações.
Isso reforça que a maioria dos atendimentos pode ser automatizada, deixando a interação humana para os casos mais complexos. A nova tecnologia é capaz de simular a conversa entre duas pessoas, permitindo que a interação seja mais simples e intuitiva.
Um diferencial do projeto são as consultas de pedidos em linguagem natural, utilizando o nome do produto como, por exemplo “quando chega o meu ventilador?”
Isso agiliza a resposta, pois dificilmente alguém tem o número do pedido à mão. Tendo o CPF do cliente, já é possível encontrar os pedidos feitos por ele. E como o sistema de IA (Inteligência Artificial), nesse exemplo, reconhece a palavra “ventilador”, fica fácil encontrar o pedido.
A estratégia de adoção da nova tecnologia, além de melhorar a experiência do cliente, também teve o objetivo de dar mais tempo para os atendentes resolverem os casos mais complexos.
“Com o assistente virtual, queremos tirar o atendimento automático e de procedimentos-padrão dos atendentes, focando a equipe para os casos que necessitam de maior atenção e criatividade e para novas formas de atender nosso cliente”, afirma Lessa.
A empresa está investindo em treinamentos sobre Inteligência Artificial e processamento de linguagem natural para os atendentes, de modo que eles entendam o objetivo do projeto e ajudem a aprimorar a tecnologia, estudando interações com os clientes e treinando modelos de inteligência artificial.
Como consequência, os atendentes ampliaram seu papel no atendimento, ajudando a otimizar o algoritmo, de acordo com as demandas recorrentes dos clientes.
A B2W Digital também trabalha com Google Cloud em outros projetos, como na construção de um data domain – sistema de armazenamento de dados – próprio.
Com a ajuda da ferramenta de data analytics do Google Cloud, o BigQuery. Ele reúne registros online da B2W para facilitar o acesso aos históricos de dados, centralizar, fazer a gestão dessas informações e conectar todas as áreas da empresa. Desde março de 2019, todas as bases de dados da B2W Digital são processadas na Google Cloud Platform.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More