Imagine poder pagar suas contas, pessoas, realizar transferências sem precisar ter conta em banco. Além de ágil também não há taxas. Sim, é possível ter isso facilmente por meio da tecnologia. Basta ter um smartphone e baixar o aplicativo chamado Celcoin, disponível para Android e iOS.
O Celcoin transforma um número de celular em uma conta digital, sem vínculo com bancos ou com operadoras de cartão. Não há cobrança de mensalidade nem taxas de adesão. Com o app o usuário pode fazer transações financeiras de qualquer lugar e a qualquer hora com poucos cliques.
É possível transferir dinheiro para outros aparelhos, mesmo que não sejam registrados; pagar contas, recarregar celulares de qualquer operadora, comprar créditos para jogos, receber trocos eletrônicos e sacar valores para contas bancárias de mesma titularidade.
O aplicativo nasceu da iniciativa de empresários brasileiros com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e finanças e de empreendedores do Vale do Silício que investem em fintechs (desenvolvedores de tecnologia voltada para finanças) em diversos países.
Segundo o IBGE, cerca de 55 milhões de brasileiros não têm conta em banco. Mas, somados, chegam a ter renda anual de R$ 665 bilhões de reais. Os sócios também acreditam que o público que não está satisfeito com os serviços financeiros disponíveis, especialmente os mais jovens, pode optar pelo Celcoin.
Entre 2013 e 2015, segundo levantamento da Proteste, as tarifas bancárias subiram 169%, o que equivale a 8,6 vezes o aumento do IPCA. Diante desses fatos é que o Celcoin tem grande probabilidade de dar certo.
São mudanças e avanços que a tecnologia traz. Se os bancos gostaram disso? Ainda é cedo para dizer, pois o Celcoin acabou de chegar ao mercado brasileiro. Mas, provavelmente terão que se adaptar. É como aconteceu com o cartão de crédito Nubank, que não cobra anuidade. O segredo é que tudo é feito digitalmente e não é preciso bancar agências e estruturas caras, tudo é feito por meio do smartphone.
Os bancos tiveram que aprender a lidar com isso e alguns até reduziram taxas para não perder clientes. O que é muito bom para os cidadãos, pois, enfim os bancos começaram a ter concorrentes, o que estimula melhores serviços e com tarifas mais acessíveis.
Para utilizar o Celcoin, basta baixar o App (gratuito), cadastrar seu número de telefone nele. Em seguida, basta carregar o saldo em sua conta do Celcoin por meio de boleto ou transferência, TED ou DOC, e começar a fazer transações financeiras. Além do celular, o Celcoin também pode ser usado pela web em algumas transações, como a consulta de saldo, recarga e encerramento da conta, por SMS.
É claro que, por ser recente, o serviço ainda está em negociação com vários estabelecimentos. Mas o Celcoin já conta com uma rede de 460 pontos no Brasil onde podem ser realizados saques em dinheiro. Mais de 29 mil clientes já fizeram ao menos um depósito. Com o lançamento e divulgação, os sócios esperam chegar a 300.000 clientes ativos até o final do ano.
O aplicativo Celcoin está disponível para Android e iOS (iPhone).
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More