https://cafecomreview.com.br
A trajetória de Charles Martinet, a voz de Super Mario

No palco do Youtube Gaming na BGS 2019, nos dias 10 e 11, o público contou com a presença de Charles Martinet. Para quem não conhece, ele é o dublador do Mario, Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario, entre outros personagens marcantes da Nintendo.

Ele comentou o quanto gosta do Brasil: da comida, da cultura, das pessoas e afirmou que está muito feliz por estar de volta ao país. Martinet foi a celebridade mais votada pelo público para participar dessa edição da BGS.

Sempre falando bordões de seus personagens, ele disse o quanto está feliz pelas oportunidades em trabalhar com os jogos do personagem Mario.

Veja mais sobre a BGS:

Ainda falou sobre o carinho que sente pelo encanador mais icônico dos games. “(…) gosto dele porque é cheio de alegria, é divertido, confiável e tem um grande coração. Mas acho que me pareço mais com o Luigi, porque sou um pouco medroso.” brincou.

Ele citou que gosta de todos os jogos do Mario, como Super Mario Odyssey, Super Mario, Sunshine, Super Mario 64 e Super Mario Galaxy. E completa dizendo que está muito ansioso para jogar Luigi’s Mansion 3.

Charles Martinet no palco do Youtube Gaming, junto a D.C. Douglas

Carreira e inspirações

Charles Martinet falou sobre sua carreira antes de dublar o encanador da Nintendo. Ele comentou que ia ser advogado e que não tinha pretensão alguma de ser ator. O motivo é que era muito tímido. Porém, um dia, participou de uma aula de teatro a convite de um amigo e desde então não parou de atuar.

“Eu queria ser feliz em minha profissão e fazer as pessoas felizes.” completou. E deu algumas dicas: para dublar e atuar é preciso sempre observar as pessoas. Conheça muito bem sobre o personagem que receberá a voz. Por exemplo: seus maneirismos e como se aproveitar de suas características físicas para criar sua identidade vocal.

Ele citou Mel Blanc, conhecido como ‘o homem de 1000 vozes’, dublador de personagens como o Pernalonga e o Patolino, como sua principal inspiração. Martinet comentou que Enchanted April (Um Sonho de Primavera) é um de seus filmes favoritos. Também gosta de histórias nas quais personagens amargurados sofrem uma grande transformação, como o Scrooge, em A Christmas Carol (Um Conto de Natal).  

Charles Martinet: o começo como Mario

Um fato curioso citado por Martinet foi o dia quando fez as audições para dar voz ao Mario. Ele não conhecia a Nintendo e não sabia nada sobre vídeo games. Quando o diretor falou para ele inventar uma voz para o personagem de um encanador italiano, ele não queria fazer um personagem estereotipado com uma voz grossa e carrancuda. Então ele inventou uma voz amigável, que imaginou ser voltada para crianças.

Como não sabia muito sobre vídeo games, ele começou a falar sobre comidas com uma voz cômica, positivista e com sotaque italiano. Quando ouviu ‘corta’ e enfim parou de falar, Matinet pensou que havia acabado o teste.

Porém, aquele dia foi o começo de sua carreira como Super Mario, fazendo a voz do encanador para o sistema interativo Mario in Real Time, em 1992. Ele seguiu dublando outros jogos educativos do encanador, até receber um telefonema de Shigeru Miyamoto (criador do Mario) para dublar um dos jogos oficiais da Nintendo – Super Mario 64. A partir de então ele foi convidado a dublar os demais jogos do encanador, e também outros personagens da série de jogos do Super Mario. E que venham mais jogos de Mario com Charles Martinet!

1
Deixe um comentário

avatar
800
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
mais novo mais antigo Mais votado
notificar:
trackback

[…] […]

Fechar Menu